P&R: "Como posso perder os últimos 3kg?"

Hoje respondo a uma questão sobre o que cortar para perder peso: hidratos de carbono ou açúcar?

Ola Filipa! Ando a tentar perder os 3 kilos que me faltam. Nao sei se nao comer arroz nem massa durante duas semanas, se evitar comer muita fruta pois tem muitos açucares...que faço? Obrigada!

Esta é daquelas perguntas que adorava ter uma resposta concreta. Faça isto e vai acontecer aquilo, garantidamente. Infelizmente não é assim.

É impossível dizer com certeza que vais perder 3 quilos em 2 semanas se fizer isto ou aquilo. A nutrição não é uma ciência exacta, o teu corpo pode reagir de maneira completamente diferente do meu quando comemos as mesmas coisas.

Uma das coisas mais importantes que aprendi quando emagreci foi a gerir as minhas expectativas e ter paciência. O corpo tem vontade própria.

Eu durante algum tempo perdia peso a um ritmo mais ou menos constante e depois de repente não perdi nem um grama durante 2 meses (com exactamente a mesma rotina). É frustrante, mas é impossível impor um calendário ao nosso corpo. Mas é assim com toda a gente, e quando percebemos isso torna-se um bocadinho mais fácil (pelo menos para mim foi).

Dito isto, vou aconselhar-te algumas formas de contornar este problema.

O básico. Já cumpres todas estas regras?

Big picture. Tens que ver a tua alimentação como um todo. Não passa só pelo açúcar e hidratos de carbono. Não sabendo exactamente os teus hábitos alimentares não te sei dizer se cortar essas coisas é a melhor estratégia.

O arroz e a massa. Os hidratos de carbono (pão, arroz, massas, farinhas, etc) e as gorduras são os alimentos mais calóricos, por isso reduzi-los ao máximo é sempre uma boa ideia. Escolhe alternativas mais saudáveis para estes macronutrientes. Para os hidratos: vegetais, frutas, farinhas e arroz integral. Para as gorduras: abacate, frutos secos, azeite, óleo de coco.

A fruta. A não ser que estejas a comer um caixote de fruta por dia acho que não tens problema. Uma peça de fruta a cada refeição não faz mal nenhum, antes pelo contrário. A fruta está cheia de vitaminas e minerais que ajudam o teu organismo a funcionar direito. No entanto, tenta evitar os sumos. Mesmo os naturais. Repara que um copo de sumo de laranja leva 3 a 4 laranjas (3 x 69kcal = 206kcal). E para ajudar à festa, a fibra da fruta vai toda para o lixo juntamente com a polpa.

Não te deixes enganar. Tem cuidado com produtos que se apresentam como light / saudáveis / magros muitos não são o que prometem. Lê a informação nutricional. Toma como referência 13g que equivalem a 1 colher de sopa de azeite e também a 1 colher de sopa de açúcar. Compara com os valores por porção na etiqueta.

Faz sentido um pacote de sumo ter 2 colheres de sopa de açúcar ou uma porção de batatas fritas ter uma colher de gordura? Faz estas comparações quando fores às compras. Já mostrei alguns exemplos disto aqui no site com os Cereais Nacional + Fibra Total e os gelados llaollao.

Controla o teu progresso. Pesa-te uma vez por semana. Se não estiveres a perder 0.5kg a 1kg por semana, tens que mudar alguma coisa. (mas não te peses todos os dias senão dás em doida)

Tu consegues! Os últimos quilos são sempre os mais difíceis. Não desistas agora ou morres na praia. Mais um esforço e acredita que vai valer a pena quando lá chegares.

Fonte das images:

Artigos Relacionados

Como Estabilizar o Peso?

Como Estabilizar o Peso?

Como Criar um Plano Alimentar?

Como Criar um Plano Alimentar?

Devo comer Pão ou Ananás?

Devo comer Pão ou Ananás?

P&R: "Que dieta fazer para perder os quilos a mais?"

P&R: "Que dieta fazer para perder os quilos a mais?"

P&R: "Consegui perder 40kg mas agora estou a perder o controlo "

P&R: "Consegui perder 40kg mas agora estou a perder o controlo "

P&R: Termogénicos bons ou maus?

P&R: Termogénicos bons ou maus?