P&R: "Consegui perder 40kg mas agora estou a perder o controlo "

Tenho 28 anos,com um 1.55m em 2011 atingi o máximo do meu peso (92.2kg) e então decidi tomar o controlo e consegui emagrecer cerca de 42kg chegando a pesar cerca de -/+50kg, contudo desde Dezembro que perdi o foco e tenho vindo a engordar constantemente ja estou nos 56kg:( e não me sinto nada bem nem confortável agora com este peso com vários sentimentos de culpa e de recriminação.... o exercício físico consigo manter não me custa nada faço ginásio cerca de 3 vezes por semana cerca de 2h de cada vez... mas com a alimentação tem-me custado muito a cumprir e sei, tenho noção que tem sido isso que me tem feito voltar a ganhar os kilos perdidos com tanto custo e esforço :( perdi todo o auto controlo que tinha adquirido não conseguindo obter controlo sobre os maus hidratos de carbono...

Gostaria de saber se tem algumas dicas/ ideias / estrategias que me possam ajudar a voltar à linha e voltar a fazer uma alimentação mais equilibrada de forma a voltar aos 50kg?

Muitas pessoas lidam com emoções como a ansiedade, nervosismo, stress, tristeza, comendo. Se este é o teu caso, quando te recriminas por ter ganho alguns quilos só estás a entrar num ciclo vicioso da comida. Comes demais porque te sentes culpada e sentes-te culpada porque comes demais.

Pensamentos negativos e ansiedade não ajudam em nada. Tens que fazer um esforço sempre que pensares algo negativo sobre ti de parar esses pensamentos. Lembra-te que ao pensares assim só estás a exacerbar o problema.

Pensa positivo. Pensa na felicidade que sentiste quando chegaste ao teu peso ideal. Pensa que já conseguiste uma vez, já sabes o que tens que fazer e que consegues fazê-lo novamente.

É normal o teu peso flutuar. Vão haver alturas ao longo da tua vida em que não vais poder ir ao ginásio ou não vais poder fazer a alimentação ideal. Vais ganhar peso. Encara esta situação com normalidade, porque é normal. E tu já tens as ferramentas que precisas para perder peso. Por muito que voltes a ganhar tu sabes o que tens que fazer para perde-lo outra vez. Lembra-te disso todos os dias. Relaxa. Tu tens isto controlado.

Vou deixar-te algumas dicas para reduzires aos doces.

Não compres algo que não consegues resistir. Se os doces não estiverem disponíveis, não os vais comer. Se vives com alguém que compra estas coisas pede-lhe para parar ou reduzir, pelo menos durante algum tempo, até conseguires ganhar outros hábitos.

Visualiza antes de comer. Sempre que tiveres o impulso de comer pensa se vale mesmo a pena pores a perder todo o teu trabalho árduo por uma bolacha. Lembra-te de como te sentias quando estavas no máximo do teu peso, visualiza-te nessa altura. Depois visualiza-te quando atingiste o teu peso ideal. Pensa se vale mesmo a pena trocar o teu corpo agora pelo que tinhas antes por causa de uma bolacha.

O que faz despoletar a tua vontade de comer? Repara nos teus hábitos. Há alguma altura do dia em que comas mais? Alguma situação ou emoção específica que te faz comer? Há algo na tua vida que te deixa mais stressada levando-te a comer? Comes porque estás aborrecida? Tenta perceber o porquê do teu descontrolo. E sempre que estiveres nessa situação pensa "eu não tenho fome. Só estou com vontade de comer por causa de ... ". Ao racionalizares o impulso de comer é mais fácil controlares-te.

Substitui a comida por outra coisa. Depois de perceberes o porquê de comeres demais tenta substituir esse hábito por outro. Vai dar um passeio, faz exercício, lê um livro ou uma revista, joga qualquer coisa, arruma a casa, etc.

Substitui uma comida por outra. Substitui os doces por algo menos calórico. Fruta, pipocas, fruta desidratada - já há várias marcas no mercado e também se pode fazer em casa muito facilmente - ou outro snack saudável.

Controla as porções. Se os doces te dão prazer deves continuar a comê-los. Só tens que ter noção das quantidades que estas a comer. Escolhe coisas que já venham em porções individuais (um bombom em vez de uma barra de chocolate, por exemplo) e come só um. Podes ver algumas opções de doces em tamanho pequeno aqui.

Limita os doces que comes a um horário. 1 vez por dia, ao fim-de-semana, só ao domingo. Escolhe algo que funcione para ti e ajusta as porções.

Se tens doces em casa, guarda-os no sitio mais difícil de aceder possível. Para teres tempo de desistir antes de consumar o facto.

Se vais comer bolachas ou algo que venha num pacote grande. Primeiro, serve-te duma quantidade pequena. Fecha a embalagem e vai comer longe da cozinha.

Come lentamente. Depois de definires a porção que vais comer tenta demorar o máximo de tempo possível a comê-la. Quanto mais tempo demorares menos vais comer.

Imagens

Artigos Relacionados

Como Estabilizar o Peso?

Como Estabilizar o Peso?

Como Criar um Plano Alimentar?

Como Criar um Plano Alimentar?

Devo comer Pão ou Ananás?

Devo comer Pão ou Ananás?

P&R: "Que dieta fazer para perder os quilos a mais?"

P&R: "Que dieta fazer para perder os quilos a mais?"

P&R: "Peso 90kg. Já tentei tudo mas não consigo emagrecer."

P&R: "Peso 90kg. Já tentei tudo mas não consigo emagrecer."

P&R: "Tenho que perder peso mas não tenho motivação. O que faço?"

P&R: "Tenho que perder peso mas não tenho motivação. O que faço?"