Bolachas Integrais Proalimentar vs NutriFibra Go Sésamo

Esta análise vai ser um bocadinho diferente do habitual. Vou analisar e comparar dois tipos de bolachas de uma só vez. Vamos ver quem sai vencedor deste duelo de bolachadas.

Como recentemente publiquei um guia para interpretar os rótulos das embalagens vou usá-lo como base para esta análise. Assim dou um exemplo real de como aplicar estas regras.

Vamos começar por rever as regras.

Quanto à lista de ingredientes: Açúcares e gorduras devem aparecer mais para o final da lista. Isto significa que estão em pouca quantidade.A lista deve ser curta e com poucos (ou nenhuns) ingredientes com nomes complicados.Atenção aos diferentes nomes que dão ao açúcar.Produtos com gorduras trans devem ser rejeitados (gordura vegetal hidrogenada e gordura vegetal parcialmente hidrogenada).

Quanto à informação nutricional: Avaliar o produto através dos valores por 100g e por porção.Ver sempre o que é definido como "porção". Estas às vezes são enganadoras.Queremos produtos altos em proteína e fibra e baixos em gordura, açúcar e sódio

Lista de ingredientes

Lista de ingredientes(clique para aumentar)
Lista de ingredientes(clique para aumentar)

As bolachas NutriFibra apresentam o xarope de glucose-fructose, um tipo de açúcar, como segundo ingrediente da lista.

Para quem não sabe, o xarope de glucose-fructose é outro nome dado ao xarope de milho rico em fructose (high-fructose corn syrup) um produto altamente controverso que deriva do processamento do milho. Existe um grande debate por causa dos possíveis malefícios para a saúde deste ingrediente. Por causa disso, prefiro ver o açúcar "normal" na lista de ingredientes do que estes açúcares processados.

Nas bolachas Integrais vemos o açúcar normal mas mais para o fim da lista. Ponto positivo para as Integrais.

As Integrais têm gordura vegetal como segundo ingrediente, mas como veremos mais à frente a quantidade total de gordura nas duas marcas é igual.

Quanto ao número de ingredientes e à quantidade de nomes esquisitos acho que podemos considerar um empate.

**Gorduras trans **não constam de nenhuma das listas de ingredientes.

Informação Nutricional

Informação nutricional (clique para aumentar)
Informação nutricional (clique para aumentar)

Por 100g, em calorias e **gordura **as duas bolachas são equivalentes.

As Nutrifibra têm ligeiramente mais proteína, ponto positivo.

Em termos de açúcar, as coisas já são muito diferentes 15.5g para a NutriFibra e 4.6g para as Integrais.

Por bolacha, as Integrais têm muito menos calorias, também são mais finas.

A minha opinião

Já há bastante tempo que compro as bolachas Integrais da Proalimentar. Gosto do sabor e do baixo nível de açúcar. São um pouco secas, mas isso é normal neste género de bolachas.

Já cheguei a experimentar uma versão das Integrais de marca branca (do Jumbo, penso eu) mas o sabor era completamente diferente e para pior. Decidi não inventar e comprar sempre estas.

As NutriFibra existem em dois "sabores", sésamo e sementes. As de sésamo foram as únicas que provei e gostei do sabor. Sente-se bem o sabor a sésamo.

Uma vantagem das NutriFibra é trazerem apenas 3 bolachas (126 kcal.) por pacotinho contra as 8 dos pacotes das Integrais (208 kcal). Embora nada nos obrigue a comer as 8 bolachas há sempre a pressão psicológica de terminar o pacote. E nem sempre é conveniente guardar meio pacote de bolachas para comer depois.

NutriFibra e Integral
NutriFibra e Integral

NutriFibra - informação na caixa
NutriFibra - informação na caixa

NutriFibra - pacote
NutriFibra - pacote

Integral - informação na caixa
Integral - informação na caixa

Integral - pacote
Integral - pacote

Veredicto

O grande factor diferenciador é a quantidade de açúcar. Aqui as NutriFibra perdem claramente. Um pacotinho com 3 bolachas tem 4.8g de açúcar (~ 1 colher de chá). Em comparação, um pacote de 8 bolachas Integrais tem 2.4g de açúcar. Mais bolachas, menos açúcar.

Isto não quer dizer que seja proibido comer as Nutrifibra e que só se consegue emagrecer comendo as bolachas Integrais. As bolachas Nutrifibra podem ser introduzidas num regime alimentar saudável.

O que importa é tudo aquilo se come para além das bolachas. Ninguém vai engordar ou emagrecer só por causa de umas bolachas.

Quem é que consegue emagrecer: quem come oreos ao pequeno-almoço mas chega ao fim do dia dentro do seu "orçamento" de calorias e nutrientes, ou quem come bolachas Integrais e depois passa o dia a comer porcarias e ultrapassa o seu limite de calorias?

é o primeiro ;)

Pontuação final

Bolachas Integrais Proalimentar

NutriFibra Go Sésamo

Nota final

Estes produtos foram comprados por mim. Não tenho nenhuma relação com a marca. Lê mais sobre as políticas de análise de produtos deste site.

Artigos Relacionados

Análise de Produto: Barras Quest

Análise de Produto: Barras Quest

Análise: Pão Alemão Mestemacher Active 3

Análise: Pão Alemão Mestemacher Active 3

Análise: Iogurte Kefir

Análise: Iogurte Kefir

Muesli Bio Dia

Muesli Bio Dia

Iogurte Danio Mirtilo

Iogurte Danio Mirtilo

Barras de cereais Alpen Light - Chocolate e Fudge

Barras de cereais Alpen Light - Chocolate e Fudge