Análise de Óleo de Coco, Linhaça em Pó e Xilitol (Myprotein)

A Myprotein ofereceu-me gentilmente estes três produtos para analisar: Óleo de Coco, Linhaça em Pó e Xilitol. Nos próximos dias irei também publicar algumas receitas onde utilizo estes ingredientes.

O site Myprotein é uma loja online com produtos para desportistas ou para quem tem cuidado com a alimentação em geral. Entregam em Portugal, com custos de envio desde €0 a €3.95 (dependendo do montante gasto na compra).

Esta foi a minha primeira experiência com esta loja e não tive nenhum problema com a entrega. Eles têm uma vasta gama de produtos, mesmo para além das proteínas e suplementos. Manteiga de amendoim e amêndoa, xaropes sem açúcar e outros produtos alimentares interessantes que me chamaram a atenção e provavelmente vou experimentar no futuro.

Óleo de Coco

O óleo de coco é uma gordura natural extraida do coco. Apesar de ser uma gordura saturada, são muitos os que lhe apontam benefícios. Estudos indicam que o óleo de coco poderá acelerar o metabolismo e a velocidade a que o corpo queima gordura.

Receitas onde podem usar óleo de coco:

Linhaça em Pó

A linhaça em pó é uma excelente fonte de micronutrientes (vitaminas), fibra e óleos saudáveis ómega-3.

Como usar a linhaça? Adicione uma ou duas colheres de chá às suas receitas habituais de batidos, papas de aveia normais ou overnight, queques, iogurte, etc.

Uma dica interessante (que eu ainda não experimentei) para quem é vegetariano ou não pode comer ovos é usar sementes de linhaça como substituto de ovos em receitas de bolos e afins. Adicione 2 colheres de sopa de sementes de linhaça em pó a 2.5 colheres de sopa de água, e aqui tem o seu ovo vegetariano.

Xilitol

O xilitol é um adoçante proveniente do álcool. Tem o mesmo nível de doçura do que o açúcar, pelo que pode ser substituído em quantidades iguais. Em termos calóricos, tem menos 40% de calorias do açúcar.

Uma das grandes vantagens do xilitol, em relação a outros adoçantes baixos em calorias, é o poder usar-se em bolos e outros cozinhados com resultados muito semelhantes aos do açúcar. A National Geografic fez um teste de comparação de diversos substitutos do açúcar na confecção de bolos, e concluiu que o xilitol dava melhores resultados com um sabor e textura mais próximo do bolo confeccionado com açúcar.

Outras vantagens do xilitol: podem ser consumidos por diabéticos e não causa cáries dentárias.

Onde usar xilitol? Em qualquer receita que use açúcar e é especialmente indicado em bolos.

Artigos Relacionados

Weetabix - Análise

Weetabix - Análise

Bolachas, bolachas, bolachas

Bolachas, bolachas, bolachas

Análise de Produto: Barras Quest

Análise de Produto: Barras Quest

Queijo Light Terra do Vento (Lidl)

Queijo Light Terra do Vento (Lidl)

Análise: Pão Alemão Mestemacher Active 3

Análise: Pão Alemão Mestemacher Active 3

Análise: Gelatina Condi Mirtilo

Análise: Gelatina Condi Mirtilo