5 Passos Essenciais Para Perder Gordura

Não precisa contar calorias, tomar produtos esquisitos ou passar fome. Se seguir à risca estas cinco regras você vai com certeza perder as malditas gordurinhas.

1. Não beba calorias

Corte todas as bebidas alcoólicas e açucaradas (refrigerantes e sumos) da sua dieta. Beba água, chá sem açúcar ou leite.

Se for difícil para si, comece por substituir as bebidas açucaradas pelas suas versões light e sem calorias. Apesar de não terem calorias, estas bebidas estão carregadas de químicos e são vazias de valor nutricional. Se quer ter um estilo de vida mais saudável reduza-as ao mínimo e prefira àgua.

2. Gorduras só em pequenas quantidades

Diga não aos fritos. Eu aconselho a não comer mesmo nenhuma fritura, pelo menos no início.

Ao vermos resultados rapidamente no início de uma dieta vai aumentar muito a nossa motivação para continuar. Mas a gordura introduz muitas calorias vazias o que vai abrandar o ritmo de perda de peso e consequentemente diminuir a nossa motivação.

Limite a quantidade de azeite ou outras gorduras que introduz nos seus cozinhados. Sim, o azeite é uma gordura saudável mas não deixa de ser uma gordura. Uma colher de sopa de azeite tem 119 calorias. Isto é o mesmo que duas maçãs!!

2 maçãs ou 1 colher de azeite?
2 maçãs ou 1 colher de azeite?

Eu uso sempre uma colher de chá (40 calorias) para medir o azeite, e esta medida é suficiente para a maioria dos casos: refogados, temperar saladas, grelhados, etc.

3. Doces: Não!

O açúcar refinado é uma das maravilhas do mundo moderno. Bolos, chocolates, rebuçados, gomas, são todos feitos com muito açúcar. O problema é que o açúcar é muito calórico e nada nutritivo.

Substitua as sobremesas açucaradas por uma peça de fruta, o bolo ao lanche por uma fatia de pão integral (com uma fatia de frango ou queijo magro).

Não precisa desistir para sempre dos doces. Faça um compromisso consigo mesma: uma vez por semana pode fazer batota e comer um docinho. Assim, tem algo por que ambicionar enquanto estiver a fazer o esforço de mudar os seus hábitos alimentares. Encare isto como um prémio pelo esforço que fez no resto da semana.

4. Corrija as suas porções

Encha metade do seu prato com vegetais. E não estou a falar de alface (pelo menos, não o tempo todo). Coma vegetais com alto teor nutricional: espinafres, brócolos, couve, cenoura, beringela, couve-flor, pimentos, etc. E varie os vegetais para poder tirar o máximo partido de todas os benefícios que eles nos trazem.

Na outra metade do prato coloque uma proteína magra (frango, peru, coelho, atum, tilápia, etc), e um hidrato de carbono (batata doce, arroz integral, feijão).

Coloque comida no prato apenas uma vez. Ao reabastecer o prato perdemos muito facilmente a noção da quantidade que já comemos e abusamos.

5. Não petisque entre as refeições

Aos pouquinhos as calorias vão acumulando sem darmos por elas. Um chocolatinho aqui, um pacote de batata frita ali, umas bolachas, um refrigerante, e ao fim do dia podemos acumular centenas de calorias só com o que petiscamos.

Se tem fome entre as refeições divida o que come por várias refeições ao longo do dia. Não está escrito em pedra que temos que fazer apenas 3 refeições. Se precisar faça mais.

Numa dieta, ao reduzimos a quantidade de calorias que comemos vamos ficar com fome mais depressa após a refeição. Faça refeições pequenas que mantêm o corpo saciado e o metabolismo rápido.

Imagens: StuffNThings, Muffet, stevendepolo, theefer

Artigos Relacionados

P&R: "Consegui perder 40kg mas agora estou a perder o controlo "

P&R: "Consegui perder 40kg mas agora estou a perder o controlo "

Natal: Um Guia de Sobrevivência

Natal: Um Guia de Sobrevivência

Conseguem imaginar quanto açúcar tem a comida?

Conseguem imaginar quanto açúcar tem a comida?

5 Coisas que Teria Gostado de Saber Antes de Começar a Minha Dieta

5 Coisas que Teria Gostado de Saber Antes de Começar a Minha Dieta

7 Receitas para Limpar o Frigorífico

7 Receitas para Limpar o Frigorífico

7 Sopas Saudáveis Para Aquecer o Inverno

7 Sopas Saudáveis Para Aquecer o Inverno