Como comer massa e fazer dieta: truques e alternativas

A massa é vista muitas vezes como a inimiga de quem quer fazer dieta. O seu alto nível de hidratos de carbono refinados, faz com que seja uma excelente fonte de energia, mas se não queimar essa energia ela é guardada pelo corpo em forma de gordura.

Numa dieta low-carb, as massas são proibidas. Mas não precisa fazer uma dieta low-carb para perder peso. Se adora massa e não consegue abdicar de a comer, eu estou consigo! Consegui perder o peso que queria, mesmo sem abdicar das coisas que gosto.

O único segredo é o controlo de porções. Não como massa todos os dias, nem como uma quantidade enorme. Mas controlando a quantidade e a frequência posso comer um pouco de tudo.

Os meus truques para comer massa:

  • Peso sempre a massa antes de a cozinhar, para não abusar na quantidade
  • Tento comer massa nos dias em que fiz exercício mais intenso e preciso da energia para recuperar
  • Misturo a massa com vegetais, para encher o prato

Qual a massa com menos calorias?

As variedades normais de massa (de trigo) têm todas o mesmo número de calorias. A massa é feita a partir da mesma base, e depois é cortada em formatos diferentes.

O que podemos fazer é jogar com o formato das massas a nosso favor. As massas cortadas pequenas, como a pevide, distribuem-se mais facilmente e notamos o seu sabor em cada garfada, como nesta receita de salada de pevide com vegetais assados.

As massas integrais, em termos calóricos, não são mais vantajosas do que as refinadas. Por vezes até podem ter ligeiramente mais calorias. No entanto, os alimentos integrais são mais saciantes, ou seja, com menos massa fica-se mais cheia.

Alternativas às massas de trigo

A massa tem cerca de 360 calorias por 100g. Vejamos agora algumas alternativas com menos calorias.

Massa de arroz

109 calorias por 100g
109 calorias por 100g

A massa de arroz é uma massa branca, semi-transparente quando seca. Para prepará-la basta mergulhar em água por quente 10 minutos.

É excelente para comer com legumes salteados e juntar algum molho. O seu sabor é bastante neutro e absorve bem qualquer sabor que lhe adicione. Aconselho juntar uma colher de sopa de molho de soja.

Pode ser encontrada em alguns supermercados.

Massa de cogumelos

10 calorias por 100g
10 calorias por 100g

Já vi esta massa de cogumelos em ervanárias, mas nunca experimentei. Mas pelos comentários que li online, o sabor não é para todos. Alguns gostam outros não.

Vegetais cortados em juliana

As calorias do vegetal que usar
As calorias do vegetal que usar

Existem utensílios no mercado, manuais e electricos, que permitem a cortar os vegetais fininhos e quase que passam por esparguete. Vejam este que encontrei online:

Pode usar uma variedade enorme de vegetais: cenoura, courguete, pimento, pepino, etc. Têm a vantagem de não precisar de cozedura.

Se não quiser ser radical e substituir completamente a massa por vegetais, por optar por uma versão 50/50, metade de massa e metade de vegetais.

Fonte das imagens:

Artigos Relacionados

Descubra os queijos que PODE comer para perder peso

Descubra os queijos que PODE comer para perder peso

Tudo o que precisa saber sobre o açúcar

Tudo o que precisa saber sobre o açúcar

Comestíveis: Morangos

Comestíveis: Morangos

7 Receitas para Limpar o Frigorífico

7 Receitas para Limpar o Frigorífico

7 Sopas Saudáveis Para Aquecer o Inverno

7 Sopas Saudáveis Para Aquecer o Inverno

Desconto no site Clube do Zero (só no Brasil)

Desconto no site Clube do Zero (só no Brasil)