llaollao: a Ilusão de um Gelado Saudável

Recentemente fui contactada pela llaollao para ir experimentar um dos seus iogurtes gelados, o sanum, uma combinação de iogurte gelado, fruta, topping e cereais.

Já tinha visto as lojas da llaollao no shopping, mas nunca tinha experimentado. Depois de ler a descrição do produto no site, não podia perder a oportunidade de provar "um dos alimentos mais saudáveis e recomendáveis do mundo". Será?

llaollao natural frozen yogurt

O que é?

100g
Calorias103
Hidratos de Carbono20g
Açúcar11g
Proteína3g
Gordura1.6g

Segundo o site:

llaollao é Frozen Yogurt. O que é o mesmo que dizer iogurte gelado. E como é natural, é um dos alimentos mais saudáveis e recomendáveis do mundo graças aos seus benefícios e ao seu elevado valor nutritivo. A sua preparação com leite magro precisamente no momento de o servir e a sua combinação com toppings de primeira qualidade - desde frutas da época recém-cortadas até cereais, divertidos crocantes e deliciosos molhos - transformam-no num produto ainda melhor e saudável.

A lista de ingredientes infelizmente não está disponível no site.

Frutas disponíveis: Romã, Nectarina, Morango, Kiwi, Manga, Melão, Ananás, Banana, Melancia, Dióspiro e Pêssego

Molhos disponíveis: Raffaello (côco), Chococrock, Chocolate Negro, Chocolate Branco, Doce de Leite, Pêssego, Cereja, Praliné de Avelã, Rum com Passas, Café, Maçã e Canela, Morangos Silvestres, Frutos do Bosque, Manga e Mel

Crocantes disponíveis: Amendoim de Chocolate Branco, Amendoim de Chocolate Negro, Avelã com Canela, Bolacha Caramelizada, Canela, Chips Ahoy!, Coco Ralado, Crocante de Amêndoa, Crunch Ball, Kit Kat, Muesli, Nozes, OREO, Sementes Caramelizadas, Toblerone, llaocasitos

A minha experiência

Foi me oferecido um sanum (iogurte, fruta, crocantes e molho), escolhi 2 crocantes: o crocante de amendoa e muesli (que inclui chocolate preto). Quanto à fruta escolhi escolhi morangos, manga e ananás O molho por cima foi de chocolate preto.

Tentei dentro do possível escolher as opções mais saudáveis, mas senti-me um pouco restringida, a maioria dos toppings são doces. Apesar da grande listagem de toppings no site, as lojas não disponibilizam todas as variedades, pelo menos foi assim na loja onde fui.

E há sempre aquela pressão psicológica "com pintarolas, oreos, kit kat, porque raio é que hei-de comer fruta?", mas consegui resistir.

Calma... eu não comi esta torre de gelado sozinha. Foi para partilhar e metade foi suficiente para me deixar satisfeita.

O iogurte era muito saboroso, a fruta era fresca, os toppings combinavam muito bem com o iogurte. O produto é muito bom, enquanto sobremesa normal... Fiz uma estimativa dos valores nutricionais no copo todo e cheguei a 400 calorias, 70g de hidratos de carbono e 18g de gordura (ouch!).

É claro que não precisa escolher o copo maior com toppings. Pode pedir um copo mais pequeno com fruta, ou mesmo só com gelado.

Comparação com outros produtos

Aqui é que a porca torce o rabo.

Comparando com um iogurte natural meio gordo temos, por 100g: 59 calorias, 3g de gordura e 4.6g de açúcar. Ou seja o llaollao tem 40% mais calorias e mais do dobro de açúcar. Só ganha em gordura, mas também estou a comparar com um iogurte meio gordo.

Quando andei a pesquisar informação sobre o gelado llaollao encontrei uma análise da DECO que faz um estudo detalhado do gelado e uma comparação com um sundae da McDonalds.

Resultado? 100g de llaollao com cobertura de chocolate tem as mesmas calorias do que 100g de sundae.

Imagem: Deco Proteste
Imagem: Deco Proteste

Recomendo a leitura completa do artigo da Deco sobre o iogurte llaollao, especialmente a tabela comparativa no final.

Conclusão

O que me incomoda nestes produtos é criarem uma imagem de serem saudáveis e baixos em calorias, quando na verdade não são.

O gelado é muito bom, os toppings também. É um doce delicioso no seu devido direito. Porque é que tem que se publicitar como saudável, se não é especialmente saudável?

Será então o llaollao um dos "alimentos mais saudáveis do mundo"? Só se o sundae de chocolate da McDonalds também for. (Resposta: não é!)

Prós

  • Saboroso.
  • Várias opções de fruta
  • Um copo pequeno com fruta pode ser uma opção de sobremesa com açúcar, sem abusar demais

Contras

  • Criarem a ilusão de um produto saudável, quando na verdade estão mais próximos do sundae de chocolate do que de um iogurte natural
  • Lista de ingredientes indisponível
  • Escassez de toppings saudáveis (para além da fruta e alguns frutos secos)

Pontuação final

Nota final

Este produto foi-me oferecido pela llaollao, para o efeito da escrita desta análise. O conteúdo deste artigo expressa a minha opinião honesta sobre o produto, independentemente deste ser uma oferta. Leia mais sobre as políticas de análise de produtos deste site.

Artigos Relacionados

Corpos Danone Mimos de Chocolate

Corpos Danone Mimos de Chocolate

Alpro Bebida de Amêndoa

Alpro Bebida de Amêndoa

Frubis Ananás: Pedaços de fruta desidratada

Frubis Ananás: Pedaços de fruta desidratada

Análise de Óleo de Coco, Linhaça em Pó e Xilitol (Myprotein)

Análise de Óleo de Coco, Linhaça em Pó e Xilitol (Myprotein)

Weetabix - Análise

Weetabix - Análise

Bolachas, bolachas, bolachas

Bolachas, bolachas, bolachas