P&R: "Peso 90kg. Já tentei tudo mas não consigo emagrecer."

Respondo a uma leitora que precisa de ajuda para perder peso.

Ola Filipa boa tarde,

Tenho 31 anos. Tenho 2 filhas. Tenho excesso de peso neste momento peso 90 kg e o meu peso ideal seria os 70. Já tentei tudo e mais alguma coisa mas na verdade não consigo emagrecer. Gostaria muito da sua ajuda pois pelo seu testemunho identifico me muito consigo. Ajude me por favor. Obrigado. Beijinhos

Eu vou ser o mais honesta contigo que consigo. Acho que é a única forma que tenho de te ajudar. Vou tentar ser o mais directa e clara possível para que percebas o que estou a dizer. Longe de mim dar-te sermões ou julgar-te, eu sei como te sentes e como é desesperante. Algumas coisas que vou dizer podem parecer brutas ou insensíveis, mas o meu objectivo é apenas ser clara. E perceberes bem o que vou dizer vai ditar o teu sucesso ou insucesso.

O que vou dizer a seguir é partindo do princípio que estás bem de saúde e não tens nenhum problema médico que te impeça de perder peso. Aconselho-te a visitares o teu médico para teres a certeza.

  1. Perder 20kg demora bastante tempo. Aponta para um ano, pelo menos. Convence-te disso e começa a trabalhar nesse sentido, não desistas quando ao fim de um mês só perdeste X quilos. Ainda tens muitos meses pela frente.
  2. As dietas rápidas - pastilhas, xaropes, chás, bruxedos, etc, etc, etc - não funcionam.
  3. A formula mágica que funciona sempre para perder peso é esta: trabalho + consistência + tempo. Faz o que é preciso, todos os dias durante tempo suficiente.

Quanto mais depressa te mentalizares destes 3 pontos mais depressa vais começar a perder peso. É assim tão simples (ou não).

Tens que aceitar as coisas como elas são para as conseguires mudar.

Desiste de encontrar o a lâmpada do Aladino que vai derreter a tua gordura de um dia para o outro. ISSO NÃO EXISTE.

Imagina que realmente encontravas o génio da lâmpada e ele te dava uma poção mágica que derrete gordura. Tu bebias, ias dormir e no dia seguinte acordavas com 70kg.

E agora? Vais voltar a comer e a ter o estilo de vida que tinhas antes?

Quanto tempo é que achas que demoravas a ganhar os 20kg novamente?

Tu tens que mudar o teu estilo de alimentação e, num mundo ideal, aumentar a tua actividade física. E tem que ser uma mudança permanente, senão o peso volta.

Alimentação

  • Elimina os fritos e doces.
  • Enche o teu prato com vegetais - e não estou a falar de alface. Cenoura, espinafres, brócolos, etc. A minha lista de alimentos ricos em vitaminas é uma boa referência.
  • Corta nos hidratos de carbono (batata, arroz, pão, massas). Reduz as porções, ou elimina em metade das refeições (se comeres ao almoço não comes ao jantar).
  • Não bebas calorias. Refrigerantes, sumos, álcool. Estas calorias vão acumulando rapidamente.
  • Escolhe carnes magras e retira a gordura visível e a pele da carne antes de cozinhar.
  • Atenção ao azeite e gorduras (isto é um grande problema nos assados). Mede sempre antes de usar.

Se isto for demais para ti. Vai introduzindo uma regra de cada vez.

Numa semana começas com uma regra, escolhe algo que seja fácil. Na semana seguinte introduzes uma nova regra e assim sucessivamente. Aos poucos vais mudando os teus hábitos e a cada semana que atinges o teu objectivo ganhas motivação para a semana seguinte.

Exercício

O calor está a chegar, vai dar uns passeios a pé ou de bicicleta ao fim-de-semana.

Vai passar uma tarde no parque com as tuas filhotas. Mas não vale ficar sentada. Tens que ir para a brincadeira com elas.

O exercício é 20% da perda de peso, concentra-te na alimentação e na motivação se não tiveres tempo para fazer exercício.

Na verdade a única pessoa que te pode ajudar és tu própria. Posso dar-te milhões de conselhos, podes comprar os melhores aparelhos ou ir aos melhores nutricionistas. Se não fazes o trabalho, tudo isso é inútil.

Fonte das imagens:

Artigos Relacionados

P&R: "Consegui perder 40kg mas agora estou a perder o controlo "

P&R: "Consegui perder 40kg mas agora estou a perder o controlo "

P&R: "Tenho que perder peso mas não tenho motivação. O que faço?"

P&R: "Tenho que perder peso mas não tenho motivação. O que faço?"

P&R: Perder peso quando a vontade não ajuda

P&R: Perder peso quando a vontade não ajuda

Como Estabilizar o Peso?

Como Estabilizar o Peso?

Qual é o Melhor Plano de Exercícios Para Estabilizar o Peso?

Qual é o Melhor Plano de Exercícios Para Estabilizar o Peso?

Como Criar um Plano Alimentar?

Como Criar um Plano Alimentar?