Alpro Bebida de Amêndoa

Recentemente têm aparecido no mercado várias bebidas para substituir o leite. Feitas a partir de arroz, soja, aveia ou amêndoa já se encontram à venda.

Consegui no supermercado umas amostras da bebida de amêndoa da Alpro. Vamos ver se é um concorrente à altura do leite de vaca.

Alpro Bebida de Amêndoa

100ml
Calorias24kcal
Hidratos de Carbono3.0g
Açúcar3.0g
Proteína0.5g
Gordura1.1g

Descrição no site:

Para quê utilizar ingredientes artificiais, se o sabor puro das amêndoas já é magnífico? Tostamos ligeiramente amêndoas do Mediterrâneo para realçar todo o seu sabor natural. Depois moemos e misturamos com água da nascente. O resultado? Uma bebida de amêndoa 100% vegetal, que não só tem um sabor delicioso, como é uma fonte de antioxidantes (vitamina E) e cálcio. Além disso, é isenta de lactose e naturalmente baixa em gorduras saturadas.

Desta descrição quero destacar algumas características que também descrevem tão bem ou melhor o leite de vaca magro (como vamos ver em detalhe mais à frente):

  • "Para quê utilizar ingredientes artificiais"
  • "fonte de antioxidantes (vitamina E) e cálcio"
  • "naturalmente baixa em gorduras saturadas"

Lista de ingredientes e informação nutricional (clique para aumentar)
Lista de ingredientes e informação nutricional (clique para aumentar)

Açúcar

Uma coisa que me irrita em muitos produtos dietéticos (ou que tentam passar por dietéticos) é o facto de adicionarem açúcar em tudo.

Porque não deixar o produto sem açúcar e dar a hipótese ao consumidor de por a quantidade de açúcar que bem entender?

Não que esta bebida tenha muito açúcar, não tem. Mas mesmo assim o açúcar é o segundo ingrediente em maior quantidade. Maior ainda do que de amêndoa.

Test Drive

Vertida a bebida para um copo, comecei por testar o cheiro. O leve aroma a frutos secos confirma que a bebida é à base de amêndoas. O cheiro é fraco e agradável.

A cor não é exactamente branca, mas mais um branco tingido de castanho. Não dá para notar bem foto, mas ao vivo é mais visível.

Ao primeiro gole o sabor foi bom. Sabe claramente a amêndoa, é doce. A textura é aveludada e um pouco pesada, diferente do leite. "Que bom!" -- pensei eu, positivamente surpreendida.

Mas que foi uma surpresa agradável tornou-se rapidamente numa má experiência.

Quando cheguei a meio do (pequeno) copo que se vê na imagem, já estava enjoada. O sabor que me tinha agradado estava-se a tornar insuportável. E o pouco que tinha bebido já estava a pesar no estômago.

Findo o copo, fiquei um pouco indisposta, com um peso na barriga.

Isto não quer dizer que o produto não seja bom em termos de sabor. Para mim acabou por não ser bom, o meu organismo não se deu bem com esta bebida. Mas isto é mais uma questão de gosto. De certeza que muita gente irá gostar desta bebida.

Comparação com o Leite de Vaca e Bebida de Aveia

Alpro Bebida de Amêndoa Leite de vaca magro Auchan Alpro Bebida de Aveia
Kcal (100ml)243343
Gordura (100ml)1.1g0.1g1.3g
Proteína (100ml)0.5g3g0.3g
Calcio (%DDR)*15%30%15%

*percentagem da dose diária recomendada

O leite de amêndoa tem menos calorias. No entanto, em termos de gordura, proteína e cálcio o leite de vaca magro bate os outros dois.

Em termos de preço é bem claro o vencedor. As bebidas de aveia e de amêndoa são 5 vezes mais caras do que o leite tradicional.

Faça voçê mesma

Este tipo de bebida também pode ser feita em casa. Se bem que as amêndoas não são nada baratas e não sei até que ponto compensa fazer a bebida de amêndoa em casa.

No entanto, poderá ser muito mais interessante fazer em casa a bebida de aveia ou de arroz, já que os ingredientes são bem mais baratos.

Veredito final

Esta bebida é uma excelente alternativa ao leite para quem tem intolerância à lactose. Ainda bem que estes produtos apareceram no mercado para dar mais escolhas a quem não pode ou não quer tomar leite.

Estas bebidas servem não só de substituto do leite enquanto bebida mas também em receitas.

Apesar destas vantagens, dou 2 estrelas ao leite de amêndoa Alpro. Do ponto de vista de uma dieta para emagrecer, não vejo nenhuma vantagem em trocar o leite de vaca por esta bebida. E é nessa medida que avalio todos os produtos.

Prós

  • Opção para quem sofre de intolerância à lactose

Contras

  • Adição de açúcar
  • Preço
  • Menos proteína e cálcio do que o leite de vaca magro
  • Mais gordura do que o leite de vaca magro

Pontuação final

Nota final

Este produto foi me oferecido no supermercado como amostra. Não tenho nenhuma relação com a marca. Leia mais sobre as políticas de análise de produtos deste site.

Artigos Relacionados

Frubis Ananás: Pedaços de fruta desidratada

Frubis Ananás: Pedaços de fruta desidratada

llaollao: a Ilusão de um Gelado Saudável

llaollao: a Ilusão de um Gelado Saudável

Corpos Danone Mimos de Chocolate

Corpos Danone Mimos de Chocolate

Análise de Óleo de Coco, Linhaça em Pó e Xilitol (Myprotein)

Análise de Óleo de Coco, Linhaça em Pó e Xilitol (Myprotein)

Weetabix - Análise

Weetabix - Análise

Bolachas, bolachas, bolachas

Bolachas, bolachas, bolachas