Caldo de Galinha Caseiro e Natural

Os caldos de galinha que se compram em cubos são pequenas bombas de sal cheias de corantes e conservantes. Mesmo os caldos "natura" não são flor que se cheire.

No El Corte Ingles já encontrei caldos naturais, em pacote, com ingredientes saudáveis da marca Aneto. A desvantagem é que estes caldos são muito caros.

Fazer em casa permite usar os restos do frango e de outra forma iriam para o lixo.

Pode usar carcaças cruas ou de frango assado.

Os vegetais também são a gosto. Os da receita são só uma base. Pode usar alho francês, aipo, curgete, etc.

Também pode aproveitar para o caldo as sobras e restinhos de vegetais que caso contrário iriam para o lixo. Eu vou acumulando num saco no congelador os restinhos e quando quero fazer caldo basta esvaziar o saco. Vai lá parar tudo, cascas de cenoura, peles de cebola, os talos da salsa e outras ervas, cascas de espargos, pontas de aipo. Evite apenas usar vegetais da familia da couves e brócolos, pois dão um sabor demasiado forte ao caldo.

O caldo caseiro pode ser congelado. Faz-se em grande quantidade, divide-se em porções individuais e congela-se. Mais instruções em baixo.

Caldo de Galinha Caseiro e Natural

Receita para: cerca de 2 a 3 litros

Ingredientes

  • Carcaça de 2 frangos (costas e pescoço)
  • 1 cebola grande com pele cortada a meio
  • 2 cenouras cortadas em pedaços
  • 1 folha de louro
  • 4 raminhos de tomilho, alecrim, e ou outras ervas a gosto (opcional)
  • 2 dentes de alho descascados
  • 3 litros de água

Preparação

  1. Coloque o frango e os vegetais e ervas numa panela grande. Coloque a água.
  2. Leve ao lume.
  3. Quando começar a ferver reduza o lume. Deve ver algumas bolhinhas formarem-se à superfície, mas não deve ficar numa fervura forte.
  4. Deixe cozinhar assim durante algumas horas. O tempo total de cozedura varia muito dependendo da fonte da receita. Há quem sugira 2 horas, há quem sugira 12. Eu pessoalmente deixei cozer 8 horas. Numa tarde de fim-de-semana que passe em casa, isto faz-se bem. É só deixar no lume e dar uma olhadela de vez em quando. Se não tiver essa disponibilidade experimente cozer durante 2 horas, vai obter um caldo mas provavelmente não tão forte.
  5. Depois de cozinhado remova todos os vegetais e frango e descarte. Coe o líquido num passador fino.
  6. Para tornar esta receita mais light vamos remover a gordura. Leve ao frigorífico durante a noite. A gordura vai-se acumular toda à superfície e solidificar. Com uma colher é fácil remover a gordura.

Congelação

A forma mais fácil de preservar esta caldo é congelando-o. Divida em copinhos, cuvetes ou sacos de gelo para dividir o caldo em porções.

Esta receita resulta em mais de 2 litros de caldo. Se não tiver espaço no congelador para tanto caldo pode reduzir o líquido da receita. Depois de remover a gordura, leve o caldo novamente ao lume, destapado. Deixe ferver lentamente para a água evaporar. Reduza à quantidade que quiser. Este processo pode demorar 1 a 2 horas. Depois de reduzido pode congelar em porções.

Notas

Pode adicionar sal a gosto nesta receita. Eu prefiro adicionar sal só nas receitas finais, assim não corro o risco de usar sal a mais.

Artigos Relacionados

Cebola Caramelizada

Cebola Caramelizada

Maçã Cozida

Maçã Cozida

Tomate Seco no Forno

Tomate Seco no Forno

Alho para barrar no pão

Alho para barrar no pão

Molho de Tomate Light

Molho de Tomate Light

Massa Integral de Pizza

Massa Integral de Pizza