Quantos mililitros/gramas tem uma chávena?

Quantas vezes já se deparou com uma receita que pede 1 chávena disto, ou meia chávena daquilo? Depois olha para o seu armário da cozinha, cheio de chávenas grandes e pequeninas, e pensa: "E agora? Qual será a chávena certa?"

Na maior parta das vezes as receitas estão a referir-se à medida de volume, muito vulgar nos EUA, "cup" (chávena). Enquanto que em Portugal, o mais comum é usar-se medidas de peso (gramas) e volume de líquidos (litros).

Esta confusão deve-se ao facto de muitas receitas serem traduzidas livremente do inglês sem nenhum tipo de explicação e depois nós ficamos a olhar para os livros e a coçar a cabeça.

Quanto é uma chávena?

Isso infelizmente é uma pergunta com várias respostas. Segundo a página da wikipédia sobre a cup, existem 6 versões diferentes de cup: metrica (250ml), EUA legal (240ml), EUA custumeira (237ml), imperial (284ml), japonesa (200ml) e japonesa go (180ml).

Que grande trapalhada, certo?

Se os ingredientes da receita forem todos especificados em chávenas, então não há problema - em proporção todos os ingredientes estão em quantidades correctas.

Mas basta que um ingrediente esteja numa medida diferente para estragar as proporções da receita.

Como resolver de uma vez por todas o seu problema com as chávenas?

Os tamanhos de chávena métrico e EUA são os mais comuns, por isso podemos dizer que uma chávena com capacidade de 240 a 250ml é a indicada para medir quantidades para receitas.

Para nunca mais ter que pensar neste assunto pode:

  • Com a medida certa de 250ml teste as chávenas que tem em casa. A que tiver o volume correcto passa a ser a sua chávena oficial de medição, ou
  • Compre um medidor com 250ml

Não tenho a medida certa de chávena, mas quero fazer a receita na mesma

Se estiver a medir líquidos, não é muito problemático. 250ml é um quarto de litro, ou metade de meio litro. Se tiver algo que meça 1/2 litro (uma garrafa de água vazia, por exemplo) ou um litro, pode tentar medir aproximadamente 250ml.

Quanto a produtos sólidos, faça uma pesquisa na Internet. Há imensos recursos que têm as conversões de volume para peso.

Atenção que uma chávena de farinha não pesa o mesmo que uma chávena de açúcar. Deve fazer a pesquisa para cada ingrediente separadamente.

Seguem alguns links com listagens de conversões chávena/grama para ingredientes comuns:

Fonte das imagens: Dimitri Fedorov, Caro's Lines

Artigos Relacionados

4 Dicas para Comer Saudável sem Gastar Muito Dinheiro

4 Dicas para Comer Saudável sem Gastar Muito Dinheiro

Livro: The 4-Hour Chef

Livro: The 4-Hour Chef

Como descongelar rápidamente carne picada

Como descongelar rápidamente carne picada

Como congelar claras de ovo

Como congelar claras de ovo

7 Receitas para Limpar o Frigorífico

7 Receitas para Limpar o Frigorífico

7 Sopas Saudáveis Para Aquecer o Inverno

7 Sopas Saudáveis Para Aquecer o Inverno