Geleia de Ameixa sem Açúcar

É fácil de fazer e só tem um ingrediente: a ameixa. Este fruto é dos poucos que permite fazer geleia sem adicionar espessantes.

Quem tiver acesso a grandes quantidades de ameixa e não souber o que fazer com elas tem aqui uma boa solução. Pode conservar a ameixa para todo o ano de forma saudável.

A que fiz ficou bastante doce, mas o resultado depende sempre da doçura da própria fruta. Apesar de não ter açúcar adicionado deve ser consumida em moderação porque tem sempre o açúcar da fruta concentrado.

Prefiro esta geleia às geleias *light *porque sei exactamente o que estou a comer, sem açúcar, sem adoçantes, sem conservantes e sem corantes.

O processo de fazer conservas a sério é muito trabalhoso por isso guardo a minha geleia no congelador em porções pequenas e vou descongelando à medida que preciso. O sabor não se altera com a congelação. Mas também é possível guarda-la em conserva.

Geleia de Ameixa sem Açúcar Adicionado

Ingredientes

Ameixas sem caroço e partidas em bocados (pelo menos 2 quilos)

Preparação

Leve as ameixas a lume brando durante cerca de 30 minutos. Mexa frequentemente.

Para ver se a geleia já está no ponto certo retire uma pequena porção com uma colher e coloque-a no congelador por 2 a 3 minutos, até esfriar. Se a geleia na colher ficar espessa depois de fria, está pronta. Retire o tacho do lume.

Passe a geleia com a varinha mágica para que as cascas não fiquem visíveis e a textura esteja homogénea.

O resultado final dá cerca de 1/3 do volume de ameixas inicial. Por isso compensa mais fazer em grande quantidade logo de uma vez.

Congelar

Para conservar a geleia divida-a em porções pequenas depois de fria e leve ao congelador. A geleia depois de descongelada não perde sabor ou consistência.

Artigos Relacionados

Queques de Iogurte e Fruta

Queques de Iogurte e Fruta

Empadas de Carne Light

Empadas de Carne Light

Waffles Maçã-Canela

Waffles Maçã-Canela

Queques Saudáveis de Maçã e Pêssego

Queques Saudáveis de Maçã e Pêssego

Queques Light de Chocolate e Cerejas

Queques Light de Chocolate e Cerejas

Queques de Abóbora Light

Queques de Abóbora Light