P&R: Perder peso quando a vontade não ajuda

Recentemente uma leitora simpática respondeu a algumas perguntas minhas.

Qual é a sua maior dificuldade em perder peso?

Moderar nos doces e no pão.

Não tem tempo para fazer exercício?

Acho que é mais falta de vontade do que propriamente falta de tempo. depois de um dia no escritório, não apetece e, de inverno, muito menos.

Está a fazer um regime certinho mas mesmo assim não vê resultados?

Não estou a fazer regime nenhum. tento comer o mais saudável possível, embora, com o inverno chuvoso e frio que temos tido em Portugal, só apeteça comer doces e ir para a cama cedo.

A maior parte das pessoas que querem perder peso estão ou já estiveram nesta situação. Querem perder peso mas não têm vontade, tempo ou condições para por um plano de dieta em prática que lhes altere o dia-a-dia de uma maneira drástica.

Eu já passei por esta fase. Aliás, o período da minha vida em que ganhei peso e depois estabilizei com excesso de peso foi um pouco assim. Queria perder peso, mas a preguiça tomava conta de mim.

No meu caso tive que perder o medo e mentalizar-me que tinha que mudar os meus hábitos a fundo.

Mas não precisa ser assim para toda a gente. Se não quiser perder mais do que 5 a 10 quilos é possível fazer pequenos ajustes que a longo prazo vão mostrar resultados. A chave é** CONSISTÊNCIA A LONGO PRAZO**. Repetir os bons hábitos** todos os dias**.

Vou-lhe deixar uma listinha de ideias simples que não vão virar a sua vida do avesso, mas que fazem a diferença se forem bem aplicadas:

  • Doces. Faça uma regra do que pode comer. Se controlar a quantidade, pode comê-los todos os dias e conseguir resultados.
  • Pão. Restrinja o consumo de pão a algumas refeições (pequeno-almoço ou lanche). Não coma pão durante a refeição principal.
  • Hidratos de carbono. Reduza para metade a quantidade de arroz / massa / batata que come. Substitua por vegetais. Também pode escolher 1 ou 2 dias por semana em que não usa hidratos de carbono como acompanhamento.
  • Fritos. Evite ao máximo.
  • Calorias bebíveis. Reduza o consumo de bebidas com açúcar ou álcool. A água é a melhor opção ou chá sem açúcar.
  • Exercício. Embora o exercício ajude, para perder gordura com sucesso é mais importante a alimentação. Se não pode fazer exercício, não faça e compense na alimentação.
  • Preguiça. A preguiça é uma certeza da vida! Prepare-se para ela. Quando tiver tempo, cozinhe a mais e congele em porções individuais as sobras. Tenha snacks saudáveis sempre disponíveis para quando tiver fome.

Artigos Relacionados

P&R: "Consegui perder 40kg mas agora estou a perder o controlo "

P&R: "Consegui perder 40kg mas agora estou a perder o controlo "

P&R: "Peso 90kg. Já tentei tudo mas não consigo emagrecer."

P&R: "Peso 90kg. Já tentei tudo mas não consigo emagrecer."

P&R: "Tenho que perder peso mas não tenho motivação. O que faço?"

P&R: "Tenho que perder peso mas não tenho motivação. O que faço?"

Como Estabilizar o Peso?

Como Estabilizar o Peso?

Qual é o Melhor Plano de Exercícios Para Estabilizar o Peso?

Qual é o Melhor Plano de Exercícios Para Estabilizar o Peso?

Como Criar um Plano Alimentar?

Como Criar um Plano Alimentar?